Conversar com amigos, ler notícias, pesquisar receitas ou até fazer compras. Você, lembra quando foi a última vez que realizou alguma dessas ações sem a ajuda da internet?
Agora, lá vai um questionamento. Se para você a internet é essencial, o que te faz pensar que para seu cliente seria o oposto? E sabe como seus potenciais clientes acham a sua empresa? Você já sabe a resposta, não é mesmo? O seu futuro cliente encontra a sua empresa pela internet.
Ela é a principal fonte de pesquisa dos potenciais clientes, já que é estimado que 82% dos lares brasileiros possuem internet. Esse número demonstra que, além da oportunidade de uma comunicação direta, a internet também é a facilitador para a sua empresa ser vista e lembrada.
Mas como ser visto e lembrado na era digital? É exatamente sobre isso que falaremos aqui.
O que é a presença digital?
Presença digital é como você ou sua marca aparecem na internet. Se você, por exemplo, abrir o seu navegador e digitar HostGator no campo de pesquisa, o que será que eu vou encontrar? O site da marca? As redes sociais? Um blog? Um vídeo no canal do YouTube? Ou será que tudo isso?
A presença digital é composta por todos esses elementos e pode ser resumida como a impressão que a sua marca deixa no ambiente digital por meio dos conteúdos.
Como tudo na vida, a presença digital é um processo. Não pense que basta estar presente nas redes sociais para dizer que a sua empresa é digital. É importante estar presente em diferentes canais, ter conteúdos relevantes e desenvolver estratégias para se aproximar dos seus clientes no ambiente digital.
Outros quatro pontos importantes para a presença digital seriam aumentar a divulgação da marca, promover engajamento, ajudar na fidelização de clientes e potencializa as vendas.